Artigo Gateway de Pagamento

De Gennera Apps
Ir para: navegação, pesquisa

A maior parte das instituições de ensino sempre utilizou o boleto bancário como principal meio de pagamento, principalmente pela taxa, que é fixa e paga após a liquidação, e também por outras facilidades como a possibilidade de conceder descontos condicionais por pagamento em dia e ainda a cobrança de multa e juros em caso de não pagamento.

Além disso, após o pagamento, geralmente o dinheiro fica disponível na conta bancária em até 3 dias úteis.

No entanto, com o passar do tempo, o volume de fraudes veio aumentando muito neste meio de pagamento, já que em geral as carteiras bancárias utilizadas eram sem registro, ou seja, os boletos poderiam ser emitidos indefinidamente, já que o pagamento das taxas eram cobradas apenas na liquidação e sem a exigência do envio do arquivo de remessa bancária. Com o baixo nível de burocracia, de certa forma as carteiras sem registro facilitavam o processo já que era possível gerar um boleto bancário e pagá-lo imediatamente.

Com as mudanças introduzidas pela FEBRABAN, as carteiras sem registro estão suspensas e os boletos bancários precisam ser registrados, caso contrário o pagamento não será aceito na rede bancária. Dessa forma, é obrigatório o envio do arquivo de remessa antes de realizar o pagamento se por um lado isso ajuda a controlar fraudes por outro aumenta muito a burocracia já que o envio do arquivo de remessa geralmente é feito de forma manual.

Os gateways de pagamento ajudam principalmente neste aspecto fornecendo um serviço on-line, onde o boleto bancário é registrado imediatamente, permitindo o pagamento imediato por parte dos clientes. Considerando processos on-line com a matrícula, inscrições em eventos e processos seletivos, isso se torna não só desejável mas necessário. Além disso, a conciliação feita por meio da importação dos arquivos de retorno bancário também é feita de forma automática, reduzindo o volume de trabalho, que antes era feito manualmente.

Um outro aspecto importante é a diversificação dos meios de pagamento já que os gateways geralmente oferecem, além do boleto bancário, o suporte para cartão de crédito, que em muito casos, principalmente de pagamentos de menor valor, ajuda a baixar a inadimplência.

Por fim, as taxas cobradas pelos gateways de pagamento muitas vezes são mais baixas do que as praticadas pelos bancos, o que torna essa modalidade ainda mais atrativa para as instituições de ensino.

Gateways

Nossa solução é compatível com os gateways de pagamento:

Gateway Boleto Cartão de Crédito Cartão de Débito Conciliação Automática
Carteira Cliente Carteira Gateway À vista Recorrência Parcelamento Máquina On-line Máquina
PJbank Não Sim Sim Sim Sim Manual Não Manual Sim
Kobana Sim Não Não Não Não Manual Não Manual Sim
Cielo Não Não Sim Sim Sim Manual Não Manual Sim
PagSeguro Não Não Sim Sim Não Manual Não Manual Sim
Rede Não Não Sim Sim Sim Manual Não Manual Sim













  • PJBank é parceiro da Gennera, com as taxas mais competitivas do mercado

Mais informações

  • Tempo para pagamento: O tempo de processamento de registros e liberação de boletos para pagamento dependerá da performance da integração entre Bancos e CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), sendo estimado de 15 minutos a 2 horas (em alguns casos pode ocorrer um delay maior na confirmação do registro).
  • No caso do nosso parceiro PJBank, poderá ser utilizado o link abaixo para identificar o status do gateway (performance, status dos serviços, ocorrências):
Updates PJBank