Documentação Importador

De Gennera Apps
Ir para: navegação, pesquisa

O módulo importador é responsável por validar e importar os arquivos de importação, permitindo ao responsável pela migração de dados conferir se os arquivos gerados estão corretos. É importante lembrar que geração dos arquivos deve ser feita seguindo o processo de migração de dados.

Após a validação, a equipe de migração de dados da Gennera, por meio do importador, realizará a carga dos dados importados.

É importante importar os arquivos na ordem correta, respeitando a relação entre eles. Por exemplo, o arquivo de filiação tem relação com o arquivo de alunos, por meio da propriedade id_student, assim, caso o arquivo de filiação seja importado antes, os registros ficaram com erro, por conta da falta do relacionamento.

O módulo está dividido em:

Arquivos

Um arquivo tem as seguintes propriedades:

  • Layout
  • Nome
  • Arquivo
  • Usuário

O layout é o tipo de arquivo de importação, especificado no processo de migração de dados. O nome do arquivo é importante para organizar melhor mas não tem qualquer influência no processo. O arquivo deve ser carregado, lembrando que dependendo do tamanho do arquivo pode levar algum tempo até ser carregado. Por fim, fica registrado também o usuário responsável pela validação.

Caso os dados estejam sendo importados para mais de uma instituição de ensino, é importante dividi-los e realizar o processo de validação e importação separadamente.

Após realizar o upload do arquivo é possível visualizar os registros e executar a operação de validação.

Registros

Dentro de cada registro é possível visualizar e editar os campos populados no arquivo de importação. Assim, caso seja apontado qualquer inconsistência no processo de validação, os dados podem ser ajustados diretamente no módulo importador, sem a necessidade de importar o arquivo novamente.

Após ajustar o registro, basta salvá-lo e ele aparecerá com o status pendente, sendo necessário executar o processo de validação novamente.

Existem 4 tipos de status para um registro:

Status Descrição
Pendente Quando o arquivo é importado, todos os registros ficam pendentes, aguardando validação
Validado Após executar a operação de validação, se não ocorrer nenhuma inconsistência o registro fica com o status validado
Erro Após executar a operação de validação, se ocorrer alguma inconsistência o registro fica com o status de erro
Integrado Após executar a operação de importação o status fica como integrado

Erros

Caso qualquer erro aconteça no processo de validação, ele irá ser apresentado na aba de Erros. Os erros são descritos em detalhes, indicando que tipo de inconsistência aconteceu em cada um dos campos do registro.

Seguem abaixo alguns exemplos:

Descrição
Propriedade zone não esta de acordo com os valores padrões definidos para a entidade student - valores Urbana,Rural - valor URBANA
Propriedade gender não esta de acordo com os valores padrões definidos para a entidade student - valores Masculino,Feminino,Outros - valor F
Propriedade civilStatus não esta de acordo com os valores padrões definidos para a entidade student - valores Solteiro,Casado,Divorciado,Viúvo,Separado - valor Solteira

Operações

Existem 2 operações que podem ser executadas em um arquivo: validação e importação.

Validação

A operação de validação vai percorrer todos os registros do arquivo, analisando campo por campo, se estão consistentes e seguindo o padrão estabelecido para cada campo corretamente. Caso seja encontrada alguma inconsistência, ela poderá ser ajustada por meio da edição do registro ou de uma nova importação dos dados.

Caso o número de inconsistências seja muito grande, talvez faça mais sentido importar o arquivo novamente ao invés de editar registro por registro.

Importação

A importação é realizada apenas pela equipe de migração de dados da Gennera e só será executada após a validação dos arquivos.