Institucional Tecnologia

De Gennera Wiki
Revisão de 09h00min de 24 de julho de 2018 por Rodrigobranas (discussão | contribs) (Rodrigobranas moveu Mais Informações Tecnologia para Artigo Tecnologia sem deixar um redirecionamento)
Ir para: navegação, pesquisa

A plataforma da Gennera Apps utiliza uma tecnologia atual e que proporciona alta produtividade, permitindo o lançamento de novos módulos e funcionalidades em um ritmo constante e sustentável. Os módulos são independentes, proporcionando um processo de desenvolvimento mais ágil e seguro, facilitando o lançamento de novas versões.

Arquitetura

Os módulos estão desenvolvidos, em sua maioria, na linguagem JavaScript. No front-end é utilizado o framework AngularJS enquanto o back-end é desenvolvido utilizando Node.js, ambos de código aberto e com um grande número de contribuidores ao redor do mundo.

O banco de dados adotado é o PostgreSQL, também de código aberto e um dos mais estável e conhecidos do mercado.

Além da tecnologia, a maior parte do código produzido, além de seguir critérios estritos de qualidade, é garantido por um conjunto de testes automatizados, evitando assim defeitos e regressões enquanto o sistema é desenvolvido.

Backup e Segurança

A infraestrutura, desde a imagem das máquinas virtuais, até a base de dados possui um processo avançado e constante de backup. Além disso, as bases de dados ainda possuem replicação física, ou seja, os dados de todos os clientes ficam disponíveis em mais de um lugar ao mesmo tempo, garantindo alta disponibilidade, segurança e redundância.

Todo o tráfego passa por uma camada de criptografia, ponta a ponta, dificultando o vazamento de informações. Além disso, dados sensíveis como a senha dos usuários fica gravada de forma segura, por meio da utilização de algoritmos de dispersão criptográfica associada a dados randômicos, garantindo a privacidade dos usuários.

Infraestrutura e Disponibilidade

Toda a plataforma está hospedada na AWS - Amazon Web Service. Atualmente, a AWS é líder mundial de infraestrutura como serviço, com mais de 44% de participação no mercado, na frente de concorrentes como a Microsoft, Google e IBM.

As operações de gravação e consulta são realizadas, em sua maioria, em bases de dados distintas, balanceando a performance e fazendo com que processos pesados como a emissão de relatórios não impactem na operação do sistema.

Além disso, diversos serviços como o balanceamento de carga automático são utilizados para garantir a estabilidade da plataforma. Caso o tráfego aumente repentinamente em um determinado período novas instâncias dos servidores são colocadas no ar, de forma automática, garantindo uma alta disponibilidade e a performance.