Institucional Tecnologia

De Gennera Wiki
Revisão de 17h13min de 2 de agosto de 2021 por Vivianemonteiro (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

A plataforma da Gennera utiliza uma tecnologia atual e que proporciona alta produtividade, permitindo o lançamento de novos módulos e funcionalidades em um ritmo constante e sustentável. Os módulos são independentes, proporcionando um processo de desenvolvimento mais ágil e seguro, facilitando o lançamento de novas versões.

Arquitetura

Os módulos estão desenvolvidos, em sua maioria, na linguagem JavaScript. No front-end é utilizado o framework AngularJS enquanto o back-end é desenvolvido utilizando Node.js, ambos de código aberto e com um grande número de contribuidores ao redor do mundo.

O banco de dados adotado é o PostgreSQL, também de código aberto e um dos mais estáveis e conhecidos do mercado.

Além da tecnologia e de seguir critérios estritos de qualidade, a maior parte do código produzido é garantido por um conjunto de testes automatizados, evitando assim defeitos e regressões enquanto o sistema é desenvolvido.

Backup e Segurança

A infraestrutura, desde a imagem das máquinas virtuais até a base de dados, possui um processo avançado e constante de backup. Além disso, as bases de dados possuem replicação física, ou seja, os dados de todos os clientes ficam disponíveis em mais de um lugar ao mesmo tempo, garantindo alta disponibilidade, segurança e redundância.

Todo o tráfego passa por uma camada de criptografia, ponta a ponta, dificultando o vazamento de informações. Além disso, dados sensíveis como a senha dos usuários fica gravada de forma segura, por meio da utilização de algoritmos de dispersão criptográfica associada a dados randômicos, garantindo a privacidade dos usuários.

Performance

A plataforma de produtos da Gennera está hospedada na AWS (Amazon Web Service), utilizando servidores elásticos associados a um auto scaling group, ou seja, conforme mais requisições são realizadas, mais servidores entram em operação para atender essas requisições, evitando sobrecargas e mantendo os serviços estáveis.

Os bancos de dados usados são de leitura e gravação segmentados, com balanceamento de carga na leitura, ou seja, a emissão de relatórios que exigem mais processamento não impacta em nenhuma funcionalidade ou módulo do sistema, já que acessam as bases de leitura sincronizadas em tempo real.

Algumas funções importantes são processadas em containers efêmeros, usando o serviço Lambda da AWS, permitindo também uma escalabilidade elástica conforme as requisições chegam.

O sistema de arquivos é implementado usando o Amazon S3, ou seja, serviço que possui CDN (Content Delivery Network) em diversas regiões, além de também não ter limites de armazenamento.

O constante monitoramento de toda a infraestrutura utilizando CloudWatch e Grafana possibilita visão em tempo real de todos os processamentos nos servidores, consequentemente tendo condições de atuar com mais rapidez e eficácia quando há a necessidade de qualquer tipo de análise.

Requisitos de auditoria e regulatórios

A AWS (Amazon Web Service) disponibiliza uma página em seu site com a visão de alguns de seus controles físicos e ambientais, que recomendamos a consulta para mais detalhes sobre a capacidade e a estabilidade da energia elétrica, a segurança da informação, o plano de contingência para funcionamento 24 horas por dia e 7 dias por semana, redundância e expansão praticados em seus datacenters:

Recomendações de uso

O cliente deve manter infraestrutura local adequada para o acesso à solução via internet, com:

  • Um computador para cada usuário - tipo 1GB de RAM;
  • Processador Celeron, Intel ou equivalente;
  • Resolução 1024 X 768 ou superior;
  • Impressoras a Laser ou Jato de Tinta.
É desejável ter uma internet exclusiva para utilização da solução.

Navegadores

Recomendamos a utilização dos navegadores abaixo, sempre mantendo as versões mais recentes e suportadas pelo fornecedor/provedor:

  • Chrome
  • Firefox
  • Safari
  • Opera
Veja aqui os principais browsers utilizados no Brasil.