Processo Certificação

De Gennera Apps
Ir para: navegação, pesquisa

O processo de certificação é importante para auxiliar os usuários a compreenderem com profundidade os processos de negócio envolvidos na operação de cada um dos módulos da plataforma, atestando formalmente sua capacidade de interagir, implantar e até de multiplicar o conhecimento dentro das instituições de ensino.

Níveis de Certificação

Existem 3 níveis de certificação:

Usuário

A certificação de usuário se dá por meio da compreensão dos processos de negócio de um módulo específico. Aos poucos, um mesmo usuário pode se submeter a certificação em cada um dos módulos da plataforma, podendo chegar ao nível de gestor.

A avaliação se dá por meio de uma prova, composta por 30 questões de múltiplas escolha, que abordam conceitos de negócio e de operação, relacionadas ao módulo em que o usuário está se submetendo.

Além disso, existe também um estudo de caso onde o usuário precisará executar diversas ações no sistema, atestando seu conhecimento prático na operação do sistema.

A prova vale 40% e o estudo de caso 60%, sendo a nota mínima para aprovação de 70 pontos.

Gestor

A certificação de gestor tem como pré-requisito a certificação nos 3 principais módulos do sistema: acadêmico, financeiro e matrícula, além de experiência comprovada na implantação do sistema em uma instituição de ensino.

Ao completar a certificação de usuário nos 3 módulos, juntamente com a comprovação da excelência na implantação do sistema na instituição de ensino, o usuário ganha a certificação de gestor automaticamente.

Com isso, o gestor está certificado também a multiplicar o conhecimento dentro da instituição de ensino auxiliando outros usuários a operarem o sistema, mesmo que não sejam ainda certificados.

Consultor

A certificação de consultor tem como pré-requisito a certificação de gestor, além de experiência comprovada na implantação do sistema em mais de uma instituição de ensino.

Ao implantar o sistema com excelência em mais de uma instituição de ensino, o usuário obtém a certificação de consultor e poderá inclusive compor o quadro de consultores da Gennera, se desejar, sendo convidado para conduzir o processo de implantação em outras instituições de ensino.

Além disso, os consultores certificados tem acesso a área técnica, inclusive auxiliando no processo de construção e de manutenção dos módulos do sistema, contribuindo por meio de sugestões.

Processo de Certificação

Para se submeter ao processo de certificação, o usuário deverá estudar os módulos de seu interesse por meio da documentação, das perguntas frequentes e das videoaulas disponíveis, exercitando seu conhecimento por meio do cliente de testes fornecido para a instituição de ensino pela Gennera.

Durante o processo de estudo, o usuário poderá questionar a equipe de implantação e atendimento da Gennera a respeito de qualquer dúvida.

Quando se sentir preparado, o usuário poderá solicitar a Gennera, formalmente, por meio do preenchimento do formulário de solicitação, a realização da prova e do estudo de caso. O usuário receberá por e-mail as instruções para realizar o processo, passo a passo, e será acompanhado por um especialista no processo de certificação caso tenha dúvidas.

As certificações tem validade indeterminada.