Documentação Sala de Aula

De Gennera Apps
Ir para: navegação, pesquisa

O módulo Sala de Aula é responsável por mediar a relação entre professores e alunos trazendo um processo mais interativo e transparente para dentro da sala de aula.

Quando um professor é vinculado a uma disciplina, dentro de uma turma, automaticamente ganha acesso ao módulo Sala de Aula, por meio de seu usuário. Da mesma forma, os alunos ganham acesso após a ativação da matrícula.

O sistema está dividido em:

Disciplinas

Os diários de classe são resultado da criação de uma turma dentro de uma oferta. Isso quer dizer que eles tem um aspecto temporal importante, ou seja, estão vinculados a um calendário acadêmico específico. Os diários de classe são divididos de acordo com os períodos do calendário acadêmico, assim, a maior parte das informações referentes as aulas, frequência, avaliações, notas, parecer descritos e avisos também estão divididos por períodos.

Conteúdo

O conteúdo não é dividido em períodos e é formado por seções e subseções, onde é possível vincular diversos tipos de recursos. A ordem do conteúdo pode ser alterada com facilidade assim como podem ser inseridos ou apagados a qualquer momento. Sempre que qualquer conteúdo for criado, por padrão ele não fica visível aos alunos precisando ser liberado pelo professor.

Os tipos de conteúdo são:

Tipo Descrição
Vídeo Os vídeos são incorporados por meio de um link para o YouTube ou Vimeo, assim o sistema irá exibir o vídeo automaticamente dentro do conteúdo.
Arquivo Devem ser importados e ficam disponíveis para os alunos.
Documento O professor pode optar por escrever documentos diretamente dentro do sistema por meio de um editor de texto.
Quiz É possível criar um quiz, criando as questões e definindo as respostas corretas que podem ser de uma alternativa ou múltiplas alternativas. Também é possível definir questões abertas. Caso o quiz esteja valendo nota, é importante definir a nota máxima e peso, assim como é feito nas avaliações e também associando um período específico. Por fim, é possível definir uma data de início e de fim para os alunos responderem as questões.
Atividade As atividades são como trabalhos onde os alunos podem anexar arquivos e o professor pode aplicar uma nota, similar ao quiz.
Slide Os slides do SlideShare podem ser incluídos diretamente no conteúdo.

Frequência

O registro da frequência é feito dentro do diário de classe, por período, e pode ser feito tanto pelos professores vinculados na turma e na disciplina quanto por gestores. A frequência é registrada por aula e é possível atribuir presença ou falta para os alunos podendo existir uma justificativa em ambos os casos.

A justificativa é importante caso a presença esteja sendo abonada ou a falta apenas justificada. Vale lembrar que isso não altera o cálculo do percentual de frequência do aluno, sendo apenas uma informação adicional existente no registro da frequência.

O total de faltas vai sendo calculado automaticamente e é utilizado posteriormente para verificar se o aluno está ou não aprovado na disciplina.

Avaliações

As avaliações são cadastradas por período, ou seja, vai existir um conjunto de avaliações para cada período do calendário acadêmico. Para mais informações, acesse a documentação do módulo acadêmico.

As avaliações podem ser definidas pela instituição de ensino ou pelo próprio professor. A instituição de ensino pode realizar a definição das avaliações por disciplina, para todas as turmas e períodos, ou fazê-lo por turma ou por período.

Uma avaliação tem as seguintes propriedades:

  • Nome
  • Código
  • Nota Máxima
  • Peso

O código da avaliação pode ser utilizado para definição de uma fórmula de cálculo da média do período. Caso a fórmula de cálculo não seja definida, é possível definir apenas os pesos de cada avaliação e deixar que a média seja calculada de forma ponderada, de acordo com os pesos definidos.

A nota máxima é utilizada para validar a digitação da nota por parte do professor, não permitindo que seja digitada uma nota maior do que a nota máxima definida.

Segue abaixo um exemplo de avaliações definidas para uma turma e disciplina:

Período Avaliação Nota Máxima Peso
1o Bimestre Prova 1 10 0.4
1o Bimestre Prova 2 10 0.4
1o Bimestre Trabalho 10 0.2

Notas

As notas são registradas por avaliação e divididas por período, ou seja, vai existir uma nota para cada avaliação existente no período do calendário acadêmico. Para mais informações, acesse a documentação do módulo acadêmico.

Para cada avaliação é possível digitar uma nota, lembrando que a nota máxima deve ser respeitada, caso contrário o sistema irá rejeitar a digitação da nota. Além disso, após a digitação das notas, as médias começam a ser calculadas automaticamente, com base na fórmula definida previamente. Para mais informações, acesse a documentação do módulo acadêmico.

Os alunos só conseguem visualizar as notas após o professor publicá-las, por meio desta liberação, existente na tela de avaliações.

Parecer Descritivo

O parecer descritivo é registrado por período, ou seja, vai existir um parecer descritivo para cada período do calendário acadêmico. Para mais informações, acesse a documentação do módulo acadêmico.

Em alguns tipos de curso, principalmente no ensino infantil, existe o conceito de parecer descritivo, que nada mais é do que uma outra forma de avaliar os alunos, mais flexível, permitindo que o professor se expresse com palavras ao invés de digitar uma nota para cada avaliação.

Aulas

Os professores podem criar aulas diretamente pelo módulo sala de aula. Assim, podem de forma autônoma agendar a reposição de uma aula conforme necessário.

Vale lembrar que as aulas criadas diretamente não constam no quadro de horários e caso precisam fazer parte dele é necessário fazer a alteração diretamente pelo módulo acadêmico.

Avisos

Os avisos podem ser advertências, ocorrências ou mesmo comunicados feitos para os alunos e seus responsáveis.

Eles podem ser encaminhados apenas para os alunos, apenas para os responsáveis ou para ambos e caso o visto seja obrigatório, os alunos ou responsáveis devem marcar que visualizaram o aviso.

Um aviso tem as seguintes propriedades:

  • Título
  • Data
  • Hora
  • Descrição
  • Alunos
  • Enviar Para
  • Visto Obrigatório

Um aviso pode ser mandado para um aluno específico ou para uma lista de alunos, sendo possível selecionar todos os alunos se necessário. O aviso pode ser enviado apenas para os alunos, apenas para os pais ou para ambos e pode ser requerido um visto, indicando que o aviso foi visualizado.

Calendário

Com base nas aulas geradas pelo quadro de horários ou mesmo cadastradas diretamente, tanto pelo módulo acadêmico como diretamente pelo próprio módulo sala de aula, é montado um calendário de aulas que pode ser exibido por dia, semana ou mês.

Por enquanto, não existe a possibilidade de cadastrar outros tipos de eventos, diferentes de aulas, no calendário.

Grupos de Discussão

Para cada turma existe um grupo de discussão onde professores e alunos podem se comunicar, publicando assuntos relacionados com a sala de aula.

Uma publicação tem as seguintes propriedades:

  • Descrição
  • Arquivos
  • Comentários

Na descrição da publicação, o professor e os alunos podem incorporar links e vídeos, que são reconhecidos automaticamente, permitindo a pré-visualização e também anexar arquivos, que são gravados no módulo de arquivos e ficam disponíveis para download.

Para aumentar o nível de interação, é possível curtir e fazer comentários nas publicações.

Sempre que uma publicação for feita, os participantes do grupo de discussão são notificados, desde que estejam com as permissões de notificação habilitadas.

Notificações

As notificações podem ser enviadas por e-mail, para o celular ou aparecer apenas no módulo sala de aula.